O CONTAR ESTÓRIAS….

banner livro 2013

Você precisa conhecer o novo site, já lançado: www.estoriasdiferentes.com.br . Áreas para jovens, estórias paras as crianças, dicas, informações para cuidadores, familiares e educadores. GUIA PROFISSIONAL, vale a pena conferir!

Se há uma memória que ainda tenho muito viva da infância, são as histórias que meu pai contava à noite, dando boas vindas ao sono. Histórias que me transportavam para um mundo encantado de fadas e duendes – onde só havia luz e alegria; e que  acalmavam meus medos internos.

Na minha juventude, todas as vezes que tive que lidar com meus dragões interiores – voltagens desconexas de alegrias purpurinas  e pavores paralisantes, a lembrança daquelas histórias me pacificavam.

Mas chegou um tempo em que só aquelas lembranças não bastaram. Os dragões tomaram conta e a luta foi insana em um caminho intenso e dolorido. E na maioria das vezes, nada justo.

A licença poética de colocar dragões nos jardins da minha alma, não eliminaram a necessidade de um tratamento psiquiátrico constante e cuidadoso. E se hoje consegui acertar o compasso foi por conhecer esses tais dragões – sintomas e crises – e superar a velha lamúria de ter medo das medicações psiquiátricas.

Todo bipolar é purpurina, carne viva nas suas emoções. Tudo é intenso. Até o outro polo – profundamente  fatídico e paralisante. Encontrar  atendimento médico especializado e medicações estabilizadoras adequadas são o primeiro passo na busca por qualidade de vida.

O segundo ato imediato é o conhecimento. Cada dragão é  único. Conhecer  o tipo de couro, asa; a intensidade do fogo, ou a força da sua cauda, nos permite transitar pela voltagem de altos e baixos das crises bipolares.

Compartilhar esta experiência, colaborar no entendimento destes dragões internos, é um ato solidário e cidadão. Permitir esta compreensão nas crianças – duplamente confusas pela sua própria idade é amor fraterno.

Tornar mais suave o caminho destas crianças – portadoras de transtorno do humor, bipolares ou depressivas – é um desafio. Há que se romper com o lamento sobre a doença e iluminar através da expressão artística as dificuldades. E  lembrando aqueles momentos tão significativos das histórias da minha infância que suavizavam as instabilidades e os medos presentes, que hoje conto ESTÓRIAS DIFERENTES para pequenos iguais.

Sou mãe de muitos filhos e avó de outros tantos, contadora de estórias !

Cristina Oliveira

Um Comentário

  1. Marta Gil

    Cris, muito querida

    Nem sei bem o que dizer… talvez começando por agradecer o fato de que você continua a trabalhar com Turismo, desta vez na Terra dos Rolls; talvez por dizer como é bom que vc exista e que somos amigas; talvez por agradecendo sua mãe (estamos na véspera do dia Delas) e seu pai por você ser essa mulher linda, de sorriso rasgado e generoso.

    Que muitas trilhas e itinerários sejam abertos nesta Terra de paisagens cambiantes, mas sempre preservando o território e seus habitantes!

    Muito obrigada!

    Carinho enorme

    Marta

    • estoriasdiferentes

      Marta,
      Bom saber que podemos caminhar juntas nesta terra dos Rolls. Esse olhar profissional, acolhedor e humano, permite sonhar com novos personagens, horizontes reluzentes em Regolish.Continue comigo e os pequenos, nesta jornada!
      abraço fraterno,
      Cristina

  2. Elisabeth Maria Sene Costa

    Cristina querida

    Só você mesmo para criar um blog tão lindo, especial e delicado! Que graça de trabalho! Parabéns por mais uma atividade criativa!
    Embora eu não atenda crianças (mas as adoro!), já deu para perceber que AMEI o blog. Espero que a criançada, os adolescentes, assim como seus pais, os educadores em geral, e o pessoal da saúde, participem intensamente dele. Nós sabemos que as informações sobre os transtornos do humor são extremamente importantes para que todos se conscientizem a respeito e possam tomar as devidas providências, se necessário. Sucesso!
    Um beijinho no Chida e na Zita (eu tenho um personagem chamado Martelinho; qualquer dia lhe falo, ou escrevo, sobre ele).
    Um forte e carinhoso abraço a você.

    Beth Sene-Costa

  3. wagner cossta

    Cris, salve!

    Já pulei pra dentro da Terra dos Rolls, e pronto pra dar uns pitacos nas estórias. Como faço?
    Bjs – Wagner

    • Amigo Wagner,
      Seu peixe azul está dando que falar lá na floresta. Alguns tem certeza que a cor da bicicleta é rosa…. já estamos vendo um jogo prá ver quem acha, o peixe ( ele tem nome?) , a bicicleta… a rosa negra parece que a Zita está guardando….

  4. Rosilda Antonio

    Querida Cristina,

    Que trabalho lindo!
    Fiquei passeando pela Floresta dos Rolls, admirando a paisagem e a sua criação, e me senti inundada por um sentimento de gratidão. Esse blog é um presente para todos, não importa se com transtorno bipolar, com outra patologia ou até sem doença (se é que isso existe).
    E, como gratidão é um sentimento que transborda, agora eu vou compartilhar o seu blog com muitos amigos e pessoas que podem se encantar com Regolish e os demais cantos da Floresta e que podem contribuir e enriquecer esse mundo imaginário e tão real que você criou.
    Obrigada e um grande abraço,
    Rosilda.

    • Rosilda,
      Tenho tido retorno de pessoas que já contaram estórias para seus filhos. E saber da reação deles ao Chida ou à Zita, me dão a certeza que estou no caminho certo. Floresta linda essa! Agradeço demais a divulgação deste blog, faz uma espécie de corrente do bem ! Já tem personagens surgindo por aí. Mandaram avisar que nesta floresta tem até um peixe azul que anda de bicicleta… alguns dizem que a bicicleta é rosa….
      carinhos,
      Cristina

  5. Branca Jordão

    Oi Cris, parabéns pelo seu trabalho e pela boa ideia que teve.
    Gostei tanto que já dei um pitaco na estória, viajei e me diverti muito.
    Se é dirigido para quem tem transtorno bipolar também vai agradar a todos os outros.
    Você sempre foi boa em contar estórias, já viajava no tempo desde menina junto aos seus irmãos.
    Agora concretizou um sonho, colocando aqui um belo mundo imaginário que podemos sentir, sorrir e vibrar.
    Sucesso e aquele abraço !!!
    Branca

  6. Neila Campos

    Cristina
    Nos conhecemos recentemente, mas já é tempo suficiente para conhecer e reconhecer o seu dinamismo, criatividade e paixão por tudo que você realiza. Lhe desejo muito sucesso com esse blog, atinja todos os objetivos propostos e que leve mais conhecimento por meio das atividades lúdicas e tão atraentes. Sucesso!
    Bjs

    • Olá Neila,
      Que bom ter você na floresta dos Rolls ! Continue passeando por aqui. Em Regolish você encontra os pequenos, mas nesta floresta do nosso imaginário, está surgindo o RECANTO DO SOL para nós adultos termos nosso momento lúdico, de arte e criação… fique atenta! Benvinda e muito obrigada pelo comentário fraterno!
      Cristina

  7. Bernardete de Araujo

    Oi Cri!

    Só hoje tive oportunidade de conhecer se novo trabalho.
    Parabéns!
    Bernardete

Deixe um comentário